| Sinopse |

A proposta do seminário, de um lado é apresentar e discutir questões relativas à “prevenção da(s) violência(s)” na dinâmica das relações interpessoais no cenário dos novos conflitos e de suas diferentes configurações dentro da sociedade brasileira que se apresenta cada vez mais complexa. E de outro lado, apontar diversos e complexos problemas que estão a demandar novos saberes e percepções sobre o Sistema de Justiça como espaço de apoio ao funcionamento da própria sociedade e indicar que meios podem ser usados para eficácia das soluções. O seminário terá como pano de fundo pergunta fulcral “como propagar a cultura da “prevenção da(s) violência(s)”?.


| Palestrantes e Debatedores |
Moderadora > Msc. DILSA MONDARDO
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Coordenadora do Curso de Direito da Unisul. Docente e presta Assessoria Pedagógica na Escala Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - ESMESC. Presta Assessoria Pedagógica na Escola Judicial do Tribunal Regional da 12ª Região.

Dra. VERA ANDRADE
Pós-Doutora em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires e pela Universidade Federal do Paraná. Professora visitante no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, Espanha.Doutora e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina -Coordenadora do Projeto Universidade sem Muros Professora convidada em várias Instituições brasileiras de Ensino de Pós-Graduação e para assessorias governamentais em trabalhos relacionados à questão criminal.

Msc. QUITERIA TAMANINI PÉRES
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Direito Penal e Processual Penal (FURB), em Direito Civil (UNIVALI) e Gestão e Controle no Setor Público (ESAG/UDESC). Professora na ESMESC - Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (sede e extensões) e na Academia Judicial/TJSC, além de cursos de pós-graduação em nível de especialização. Juíza de Direito - Tribunal de Justiça de Santa Catarina, atualmente lotada na 1a Vara Cível da Comarca de Blumenau e Juíza Eleitoral (3a Zona Eleitoral). Atua principalmente na área do Direito Processual Civil, com especial ênfase nos temas relativos à Conciliação, Sentença e Execução.

Dr. GIOVANI DE PAULA
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da UnisulVirtual, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Centro de Ensino da Polícia Militar. Coronel da Reserva Remunerada da PMSC. Coordena o Programa de Pós Graduação em Segurança da UNISULVIRTUAL, que compreende os cursos de Especialização em Gestão Integrada da Segurança, Defesa Civil, Inteligência de Segurança e Polícia Comunitária. Tem também experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos e Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, segurança pública, cidadania e gestão do conhecimento e inteligência de segurança.

Msc. DANIELLE ESPEZIM DOS SANTOS
Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e professora convidada da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC). Lidera o Grupo de Pesquisa Novos Direitos e Sociedade da Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora e idealizadora do Curso de Pós Graduação em Interesses Difusos e Coletivos da Criança, do Adolescente, da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência a distância da UNISUL.

Msc. PATRICIA FONTANELLA
Doutoranda em Ciências Jurídico Civis na Universidade de Lisboa - FDUL (2011-). Graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (1996), Especialização em Direito Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (1999) e Mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2003). Advogada especialista em Direito de Família e Sucessões. É docente na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) desde 1998, onde atualmente exerce suas atividades no ensino a distância (UNISULVIRTUAL). Professora nas Escolas da Magistratura (ESMESC), do Ministério Público (MP/SC) e da Escola Superior da Advocacia de Santa Catarina (ESA/SC), ministrando cursos na área do Direito Civil.



Assista ao vivo

Como assistir

Utilize um computador com acesso a internet e kit multimídia. É necessário que o Windows Media Player e o seu sistema estejam configurados corretamente. Acesse http://www.unisul.br/unisulvirtual próximo ao horário do evento. O navegador exibirá uma janela com o streaming de vídeo, ao vivo.